No que toca a recursos digitais para comunicação aumentativa – quer se trate de software para computadores (Windows/macOS) ou para dispositivos móveis (iOS/Android/Windows Mobile) -, o mercado oferece cada vez mais opções.

A verdade é que, comparado com o resto do mundo, Portugal não dispõe, de todo de tanta oferta, como por exemplo a que existe para o inglês . Como sempre, não e? 🙂

Adiante com as lamentações, escrevo sobre uma aplicação baseada em texto – a Predictable -, desenvolvida pela terapeuta da fala Rebecca Bright, que lançou a marca Therapy Box em 2010, juntamente com o seu co-founder. O objetivo é, não só fazer uma revisão da app, mas dar a conhecer um bocadinho do mundo dos sistemas de comunicação aumentativa aos que menos conhecem.

A escolha do software de comunicação mais adequado à pessoa, requer tempo para refletir sobre opções e para as testar, tal como aos dispositivos de acesso quando estes são necessários.

A Predictable é uma aplicação móvel desenhada para dar voz a quem não a pode utilizar. É útil para pessoas que têm dificuldades marcadas de fala, mas que têm boas capacidades cognitivas. A manutenção das capacidades cognitivas é importante, pois permitirá a aprender e utilizar as várias funcionalidades da Predictable, que, apesar de ter uma navegação simples e intuitiva, tem um potencial muitas opções de utilização.

 

A Predictable – como funciona?

Vou ser prática e resumir: a Predictable diz em voz alta (fala) as mensagens que são escritas na app. Mas é só isto? Não, existem muitas mais funcionalidades nesta app, cuja navegação, configuração e personalização são muito intuitivas.

Exemplo de ecrã inicial, com janela de mensagem escrita, output de fala, partilha de mensagem, exclusão de mensgens escritas, ligação para painel de frases frequentes, opção de adicionar emoções, linha de predição de texto, teclado, ligação para frases favoritas, ligação para desenho livre e botão de alerta.

A escrita pode ser feita com um teclado QWERTY, ABC (pela ordem alfabética) ou de alta frequência (as letras aparecem por ordem de maior frequência de utilização).

 

Predictable: Teclado ABC

A Predictable tem um sistema de aprendizagem de palavras inteligente, isto é, aprende o padrão de utilização do utilizador, e “prevê” uma série de opções de palavras que podem surgir a seguir na frase, evitando a necessidade de escrever toda a palavra letra a letra – basta carregar na palavra sugerida e já está!

 

Esta função de predição de texto torna a comunicação muito mais rápida e fácil!

 

No vídeo abaixo, deixo o exemplo da palavra “todos”, que começo a escrever, mas que não acabo de soletrar. Esta funcionalidade de predição já é muito comum nos telemóveis e acredito que seja muito conhecida de todos. Sublinho aqui apenas a importância dela em sistemas de comunicação aumentativa, em particular, com esta funcionalidade de “aprendizagem”, que “conhece” o utilizador.

 

Neste vídeo, é também possível ver uma das opções de tipo de toque, em que o ecrã fica bloqueado durante alguns segundos (eu experimentei vários segundos para mostrar a ideia), não permitindo toques acidentais noutras letras. As opções de toque são importantes para pessoas com movimentos involuntários ou alterações da motricidade fina.

 

Exite também a possibilidade de configurar a duração da pressão do toque, igualmente importante para pessoas com muitos movimentos involuntários ou dificuldades na motricidade fina. Curiosamente (ou não), nesta funcionalidade não consegui usar o iPencil e tive de optar pelo toque direto com o dedo, mas acredito que esta dificuldade esteja relacionada com o iPencil/iPad e não com a aplicação em si.

 

 

Quando a pessoa quer adicionar uma palavra especial ou noutra língua, pode fazê-lo facilmente. Neste caso, adicionei a palavra crazy e fiz a transcrição (pseudo)fonética para que a Predictable “soubesse” como a “dizer”.

 

 

Algumas pessoas podem preferir ouvir a função da tecla correspondente quando carregam nela:

 

É possível configurar o layout?

As opções de personalização do layout são inúmeras e vão desde o tamanho de letra, às cores das células, cor do rebordo do teclado. É também possível seleccionar temas pré-definidos.

A Predictable permite guardar as configurações, caso o utilizador pretenda mudar de dispositivo?

Sim, a partir do momento em que o utilizador registe a sua conta, as configurações e frases guardadas no Predictable são automaticamente guardadas na cloud. Os dados são encriptados e podem ser transferidos para outro dispositivos. Esta opção permite que o utilizador possa aceder ao “seu Predictable” em qualquer dispositivo, desde que entre com a sua conta. É também possível importar backups (e quem nunca teve de recorrer a um backup, que atire a primeira pedra!).

 

Que vozes estão disponíveis?

A Predictable permite adicionar à mensagem escrita vários sons que promovem a naturalidade da expressão

Em Português Europeu, duas femininas (Catarina e Joana), uma masculina (Joaquim). Em alternativa, é possível usar a voz do iOS. Quando testei as várias vozes, pensei que os sons das emoções/expressões (riso, bocejo, etc) também se deveriam alterar de acordo com a escolha da voz (feminina/masculina) e, de facto, existe essa opção, mas tem de ser ativada manualmente noutra secção.

Existe a possibilidade de definir o volume, o ritmo e o momento em que a Predictable “fala” (depois do espaço, depois do cursor…etc) e de gravar uma série de mensagens personalizadas associadas a fotografias pessoais ou usar imagens da galeria do Predictab.

Todas estas são opções importantes para a conversação social, isto é, trata-se de uma app de comunicação aumentativa que permite ir muito mais além das necessidades básicas.

No vídeo seguinte, gravo a mensagem “Vamos dar uma volta?”. Há um pequeno bug, que não interfere com o funcionamento da app: a palavra “volta” surge com inicial maiúscula, embora não a tenha gravado assim.

 

É possível usar dispositivos de acesso?

Sim, a Predictable permite o acesso por um ou dois switches, no caso de pessoa com dificuldades motoras significativas.

 

Que tipo de partilha é possível?

É possível enviar as mensagens por e-mail, sms (quando usado no telemóvel), SkypeTwitter e Facebook, mas também partilhar notícias de um feed de notícias pré-definido, que, no caso de Portugal, é apenas um – o Notícias ao Minuto. A opção de impressão está disponível.

 

Durante a utilização, é possível partilhar vídeos do Youtube, através de ligações criadas para o efeito.

 

Parece-me que a Predictable é, definitivamente, uma possibilidade a considerar, quando for necessário seleccionar uma opção, de entre as várias softwares de comunicação aumentativa e alternativa em Português.

Ficamos ansiosos por…?

Ficamos ansiosos por mais adaptações para o Português Europeu:

  • Manual em Português (no site original só consegui fazer o download do manual em inglês) – a aplicação é muito intuitiva e com uma navegação muito fácil, mas há sempre necessidade de explorar todas as funcionalidades através do manual;
  • Mais feeds de notícias em Português Europeu, para além do Notícias ao Minuto;
  • Mais vozes em Português Europeu (ninguém tem nada contra o Joaquim, a Catarina e a Joana, mas…);
  • Podia adicionar aqui a correção de pequenos bugs, mas, felizmente, a Therapy Box dá um excelente suporte e está sempre em cima do acontecimento;
  • A versão original em inglês está disponível para Windows, Android e iOS (iPhone e iPad), e infelizmente a versão portuguesa (ainda) só está disponível para dispositivos com iOS.

Deixo um agradecimento especial à Rebecca Bright por ter respondido rapidamente às minhas questões, e às alunas do CRIAP (algumas já tinham fugido), com quem partilhei uma série de recursos digitais dirigidos às perturbações da comunicação adquiridas no adulto, entre eles a Predictable. A turma está em vias de receber gratuitamente a app Predictable, oferta da Therapy Box.