REABILITAÇÃO DA LINGUAGEM

Dificuldade em mastigar, em iniciar a deglutição, engasgamentos ou tosse frequentes durante a refeição ou ingestão de bebidas, sensação de comida presa na garganta, necessidade de engolir várias vezes, dificuldade em tomar os comprimidos, acumulação de restos de alimentos na boca depois de engolir, são alguns dos sinais de que pode estar perante uma alteração da deglutição.

As alterações da deglutição podem estar associadas a múltiplas patologias, entre elas, Acidente Vascular Cerebral (AVC), Traumatismo Craioencefálico (TCE), Doença de Parkinson, Parkinsonismos Atípicos, Doença de Huntington, Esclerose Múltipla, Esclerose Lateral Amiotrófica, Distrofias musculares, Cancro de Cabeça e Pescoço, etc.

DETALHES DA TERAPIA

As abordagens de intervenção podem ter um objetivo de reabilitação das funções perdidas e/ou compensatórios, isto é, que objetivam compensar defeitos e melhorar a funcionalidade e segurança da deglutição.

DETALHES DA TERAPIA

Abaixo encontram-se listadas opções de intervenção genéricas em alterações da deglutição. Não se trata de uma lista exaustiva, tratando-se de uma lista exemplificativa e que pode não ser adequada a todos os casos de disfagia.

PROCESSO TERAPÊUTICO

O processo terapêutico inicia-se, invariavelmente, com uma entrevista e uma avaliação.

É importante que o utente ou o cuidador forneçam informação relativa à frequência e impacto das alterações da alimentação, bem como os contextos e/ou alimentos com que ocorrem as dificuldades.

Os dados obtidos nesta fase, permitem estabelecer o diagnóstico terapêutico, delinear objetivos, aferir expectativas e delinear um plano de intervenção.

A duração e a frequência do acompanhamento em terapia da fala dependem de vários fatores e são acordadas em conjunto com o utente, no seguimento dos objetivos e expectativas identificados.

Em particular nas alterações da deglutição, pode ser necessária a colaboração médica para realização de exames complementares de diagnóstico que permitam uma avaliação e monitorização mais adequadas.

UA-105588370-1